Dramaturzine

Temos mais uma peça! Sim, nós trabalhadoras temos mais uma peça.

Edson, pai do irmão do Jorel, disse uma vez: “é óbvio que eu montei uma peça de teatro. A arte sempre foi e sempre será a arma mais poderosa na luta contra a repressão. (…) Não havia tempo pra medo, meu filho. Os palhaços estavam no poder”. Gosto muito dessa fala por ela afirmar a força que a arte pode ter e também por que ela mostra a urgência em combater os “palhaços”.
Criamos o roteiro da peça, ensaiamos, apresentamos, apresentamos e apresentamos de novo, mas nem todo mundo que gostaria de ver a peça pode assisti-la, nem temos condições de apresentar ela por todos os cantos que queremos, mas a peça deseja caminhar livre pelo mundo e é aí que entra a dramaturzine.

Essa dramaturgia (texto escrito para ser apresentado em cena) é das pessoas que trabalham, é nossa. O que está dentro dela é um acúmulo de experiências e formas de trabalhos que vivenciamos há muito tempo, tempo demais na verdade, mas a peça como um todo – sua criação, suas apresentações, seus sentimentos – é uma arma para nossa luta. Por isso queremos compartilhar ela com vocês, para nos divertirmos e cultivar nossa criatividade na luta contra a dominação.

A zine existe e está linda! Estar em grupo é muito potente e assim fomos capazes de materializar tantas coisas (intervenções artísticas, músicas, peça, zine, oficinas). Cada uma contribuiu como pode para que esse material existisse e agora queremos contribuir para que mais coisas aconteçam em outros lugares.

Não pense em trabalho, crise!
Arriba las que luchan!

 

Gota de tinta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *