Jornal Aguacero – Especial sus

Aniversário do SUS, 30 anos é só o começo!

Hoje, dia 19 de setembro, faz 30 anos desde a criação da lei que regulamenta e dá vida ao SUS como um manifesto de que a saúde é um direito de todas as pessoas. Durante todos esses anos o Sistema Único de Saúde foi se transformando, ampliando e alcançando feitos antes inimagináveis nesse imenso país. Nesta trajetória realizamos muitas conquistas: campanhas de vacinação que erradicaram doenças; campanha nacional anti tabagismo; ampliação das redes de atendimento a lugares onde nem sinal de telefone chega; busca por integração entre pesquisa, planejamento e atendimento; abordagens que vão da escala nacional até contextos locais específico; criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que aconteceu apenas em 2010; e os exemplos continuam…

Depois de três décadas de transformações, a data de hoje nos lembra o quanto o SUS é essencial para a manutenção e a geração de qualidade de vida no Brasil. Mais do que isso, reafirma a consciência de que lutar por melhoria das condições de trabalho no SUS e contra o sucateamento deste sistema são pautas fundamentais para uma vida digna.  Em homenagem a todo esse movimento de transformação social e desenhando cenários ideais para seu funcionamento, o Grupo Organizado de Teatro Aguacero (GOTA) lança mais uma edição do seu Jornal Aguacero, dessa vez, em edição especial sobre o SUS. É uma forma, não só de homenagem, mas também de presentear e desejar que os anos seguintes sejam de muita vida, luta e alegria para o SUS.

Lançado hoje, em formato de áudio-peça como parte da Campanha de Luta por Vida Digna – Florianópolis, o Jornal Aguacero pode ser ouvido aqui, na íntegra. Nesta edição, além dos repórteres Emílio e Maní, contamos com a correspondente Gengi que visita o SUS do futuro e trará fôlego e vida para quem ousa sonhar e construir um mundo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.